lang="pt-BR" Abratt – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIAS NÃO DESTRUTIVAS

noticias

< voltar

MK PARTICIPA DE OBRA EM HDD PARA MINERODUTO DE 560 M E 24” EM 10 DIAS NO PARÁ

MK PARTICIPA DE OBRA EM HDD PARA MINERODUTO DE 560 M E 24” EM 10 DIAS NO PARÁ

A obra apresentou inúmeros desafios, que foram superados com tecnologia e experiência profissional

Mais uma vez, é com enorme satisfação que nós da MK INDUSTRIA E COMÉRCIO relatamos a conclusão de mais uma obra de sucesso no segmento de HDD em máquinas grandes no Brasil, em parceria com a Empresa BRASFIX.

A obra em questão era para instalação de um mineroduto em aço de 24”, na travessia do Rio Acará-Mirim no Estado do Pará, com extensão de 560 m.

Tal travessia foi mais uma obra de grandes desafios, tanto na questão das condições geológicas apresentadas, onde tivemos um trecho em argila orgânica de baixa resistência, intercalado com um trecho de arenito compacto de alta resistência, o que, como sabemos, tal situação implica em um ferramental e um sistema de fluídos muito bem dimensionados para garantir o sucesso da perfuração, bem como com as dificuldades logísticas que esta região oferece, e, principalmente com a sequência de alargamentos previstas, que eram bastante espaçados, lembrando que outras Empresas de fluídos não conseguiram concluir tal travessia, e com nossos produtos a obra foi concluída em apenas 10 dias.

Quanto ao maquinário, foi utilizada a perfuratriz Tulsa HDR 500 de 250 ton; e uma recicladora MCS 1500, com 4 peneiras, sendo duas primárias, 03 dessander de 10” cada; e 12 dessilter de 4”.

Sendo a tubulação de produção a ser instalada em aço de 24”, foi estabelecido como estratégia de furo a perfuração do furo piloto com broca de 9 7/8” e com motor de fundo, e um único alargamento de 36”. Tal estratégia se mostrou bastante arrojada devido ao alto espaçamento entre os diâmetros perfurados

Como mencionado, devido a natureza das formações perfuradas (Intercalação de solo de baixa resistência com solo de alta resistência), e do espaçamento entre alargadores programados, foi imprescindível ter um sistema de fluido muito bem ajustado, onde o foco foi o estabelecimento de um baixo filtrado, e consequentemente um reboco bastante delgado e impermeável, para garantir a estabilidade da perfuração, e no controle dos parâmetros do Limite de Escoamento para garantira a perfeita limpeza do furo.

Basicamente foram usados nesta travessia os seguintes produtos: MK ALACALINIZNTE 1283; MKGEL AL 4500; MK GOMA MG 25; MK PAC LV; MK LIMP 0510 e MK LUBE 200; e para a bentonita foi usado a WD 30A fornecida diretamente pela Empresa BENTONISA.

As concentrações dos produtos para a fabricação do sistema de fluídos, para cada etapa da perfuração, foram incialmente formuladas no laboratório de fluidos da MK, localizado em Guarulhos, onde, com todos os equipamentos devidamente estabelecidos pela norma API, foram testadas várias formulações até chegarmos a formulação que, entendemos, melhor se adaptava as condições propostas para esta travessia. Com estas formulações incialmente sugeridas, o sistema de fluído foi então devidamente fabricado, ajustado e monitorado pelo corpo técnico da BRASFIX conforme as condições reais de campo.

Ao fim, com todos os desafios aqui descritos, a perfuração foi concluída com total sucesso, em um tempo recorde, sem nenhum problema técnico relatado.

Assim, em face as dificuldades específicas desta travessia, ficou evidente que a alta qualidade dos produtos fornecidos pela MK, aliado ao excelente trabalho desenvolvido pela equipe técnica da BRASFIX, foram, sem dúvidas, os fatores críticos do sucesso desta operação.

Para aqueles que quiserem saber maiores detalhes sobre nossa atuação neste projeto desafiador, favor nos contactar, lembrando que as informações de caráter confidencial da BRASFIX serão sempre preservadas.

Por fim, mais uma vez queremos agradecer a todos os envolvidos neste projeto, em especial ao corpo operacional e técnico da BRASFIX, ressaltando aqui o ótimo trabalho em equipe de nossos técnicos, com o corpo técnico da BRASFIX.