ABRATT participa de encontro nacional de saneamento em Vitória
O 4º Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento foi promovido pela AESBE
A capital do Espírito Santo recebeu, entre os dias 6 e 7 de junho, o 4º Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), em parceria com a Cesan. A ABRATT esteve no evento, representada pelo diretor Ênio Aguiar. A participação da entidade se deu principalmente na aplicação de tecnologias não destrutivas na redução e eliminação de perdas nos sistemas de abastecimento e coleta de esgoto.
O seminário contou com a participação do Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, que destacou as políticas e estratégias necessárias para alcançar a universalização do saneamento no País. A discussão sublinhou os obstáculos e as oportunidades existentes, fornecendo uma visão abrangente sobre o futuro do setor.
O diretor da ABRATT, Ênio Aguiar, destaca a importância do uso do MND na redução de perdas. “Tivemos acesso a estudos que mostram que as perdas apenas com vazamentos em 2021 foi de 3,8 bilhões de m3 de água. Essa quantidade seria suficiente para atender cerca de 67 milhões de brasileiros durante um ano. Com a utilização de métodos não destrutivos, é possível ter um monitoramento eficiente e realizar as manutenções e recuperações de redes de distribuição com maior eficiência, economia e segurança”, completou.