ENCONTRO REÚNE ASSOCIADOS E DEMONSTRA A FORÇA DO MND NO BRASIL
ABRATT apresenta crescimento robusto e reconhecimento internacional em almoço comemorativo
Aconteceu no dia 14 de março o Encontro Anual da ABRATT, que reuniu mais de 120 convidados no restaurante A Figueira Rubayat, em São Paulo. Entre os presentes, estiveram associados da entidade, representantes de concessionárias de saneamento de todo o Brasil e autoridades como o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado do Amazonas, Marcellus Campêlo. Na pauta, as realizações promovidas pela ABRATT ao longo do ano de 2024, com destaque para a conquista da terceira posição entre as 28 associações internacionais de MND.
A apresentação foi conduzida pelo presidente da organização, Hélio Rosas. Ele destacou que, pela primeira vez, a ABRATT esteve nos maiores eventos de saneamento do Brasil, que são a FENASAN, a FITABES e o Fórum Universalizar da Aesbe, o que deve acontecer novamente em 2025. Também apontou a participação da entidade no Trenchless Middle East, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no mês de novembro. Durante esse evento o ex-presidente da ABRATT, Paulo Dequech foi eleito para Board of Directors da Sociedade Internacional de Tecnologias Não Destrutivas (ISTT, na sigla em inglês), após uma disputa acirrada. A ABRATT foi desafiada a realizar o No Dig Internacional de 2028 e já organiza a realização do evento.
Além das apresentações, diversos participantes foram homenageados com troféus de reconhecimento às organizações que patrocinaram a realização de eventos, que mais indicaram novos associados e cujos representantes assumiram participação nos comitês temáticos da ISTT.
Nesse sentido, o vice-presidente da ABRATT, Liberal Ramos Júnior, destacou o papel do presidente Hélio Rosas no crescimento exponencial da organização. “É um fato que a ABRATT ganhou uma nova dimensão e é uma associação respeitada na engenharia nacional. O trabalho do Hélio, que dedica boa parte de seu tempo a entidade, nos dá um orgulho muito grande”, completou Ramos.
Top 3 – a ISTT divulgou a lista de membros corporativos de cada uma de suas associações afiliadas.
Nessa última contagem, a ABRATT atingiu a marca de 133 organizações associadas. Dessa forma, ultrapassou a associação australiana e assumiu, com folga, a terceira posição entre as maiores do mundo. No entanto, o presidente Hélio Rosas acredita que é possível alcançar o segundo lugar ainda esse ano. “Só em 2025 já tivemos um crescimento de 15%, e nem terminamos o primeiro trimestre. Em 2024 crescemos mais de 27% e seguimos recebendo novos associados todos os meses. Nossa distância é de apenas 7 associados em relação à associação japonesa, que é a segunda colocada atualmente. Então eu acredito que em pouco tempo a ABRATT ocupará essa posição”, reforçou Rosas.
ABRATT – A Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas foi fundada em 1999 e agrega empresas do ramo de engenharia, concessionárias de serviços públicos, instituições de pesquisa e conselhos profissionais, entre outras. Tem o objetivo de promover o uso de métodos não destrutivos (MND) na implantação, ampliação, reparo e manutenção de redes de infraestrutura subterrânea. É a terceira maior associação de MND do mundo, contando com mais de 130 associados corporativos.
Veja abaixo o vídeo com os principais destaques desse dia além das fotos




















As fotos deste evento estão disponíveis através do link https://tab.so/abratt-almoco-com-associados-2025.
Nos acompanhe nas redes sociais (LinkedIn, Instagram e Youtube).