Um ano de SP No Dig Show: avanços marcam o setor
Um dos maiores eventos de MND do mundo, o São Paulo No Dig Show (Primeiro evento Live de MND (Trenchless) da América Latina) completou um ano de realização em julho de 2024. Foi realizado entre 04 e 06 de julho de 2023 realizado no Instituto de Engenharia de São Paulo.
Atraiu milhares de pessoas entre congressistas, expositores e visitantes. Mais de 30 empresas trouxeram inovações na aplicação de métodos não destrutivos – MND (Trenchless), que foram apresentados em 48 palestras técnicas e também nos estandes.
O grande diferencial do evento foram as demonstrações ao vivo da aplicação de técnicas usando materiais físicos e também simuladores de realidade virtual comprovando que é possível fazer obras mais rápidas, mais limpas, com menos poluição, menos transtorno à população e, principalmente, com melhor custo-benefício.
Assim como afirma o presidente da ABRATT, Hélio Rosas, o intuito é apresentar o MND como ferramenta de extrema importância para setores como mineração, energia, óleo, gás, telecomunicação e, em especial, saneamento básico. “Queremos demonstrar que o MND (Trenchless) é, na atualidade, o sistema mais moderno, mais rápido, mais seguro e com melhor custo-beneficio em termos de infraestrutura subterrânea”.
Os resultados desde então são bastante visíveis. Dezenas de empresas se juntaram a ABRATT, que hoje tem mais de 120 associados.
O presidente Hélio Rosas não esconde a satisfação com esses avanços. “É um trabalho que requer muita dedicação e trabalho duro, mas cujos resultados são bastante visíveis e nos animam a enfrentar novos desafios para o desenvolvimento do MND (Trenchless) no Brasil”, concluiu Rosas.
O evento fechou com chave de ouro em um Gala Dinner no Jockey Club de São Paulo.